segunda-feira, 11 de abril de 2011

Portal Lia Line 04 - Filmes que você não deveria morrer sem ver.

Todo mundo tem um amigo que entende muito de algum assunto (na verdade, todo mundo tem alguns amigos que entendem bastante sobre diferentes assuntos, coisa óbvia, Graziela!). Enfim, meu amigo Malcon Bauer* é um cinéfilo assumido que entende muito bem do negócio, além de ser uma das criaturas mais especiais e bonitas que eu conheço. Malcon possui um senso de humor único e peculiar, uma generosidade encantadora e cabeça de homem, mas um coração de menino (beijo Robertão!). Graças à minha convivência com ele, me tornei uma pessoa mais leve e muito mais sábia cinematograficamente. Foi ele quem - indignado com a minha falha – assistiu comigo aos 3 filmes do “O Poderoso Chefão”, foi quem se certificou de que eu me mantivesse acordada para assistir à uma maratona de Twin Peaks. Foi ele quem me tornou amiga íntima de Norma Desmond, Margo Channing e Laura Palmer – minhas divas eternas. E é ele quem joga na minha cara toda a vez que eu peço para que assista “O Bebê de Rosemary” comigo, que eu dormi na metade do filme.
E eu, como pessoa ótima que sou, resolvi dividir com vocês, queridos leitores, um bocadinho do conhecimento do meu personal Rubens Ewald Filho (desculpa, Malquito, não podia perder a piada). Então aí está especialmente para vocês, meus colegas do portal Lia Line, uma seleção de dez filmes que você precisa assistir antes de morrer, comentada pelo autor da mesma, o grande Malcon Bauer:

FILMES QUE VOCÊ NÃO DEVERIA MORRER SEM VER(NÃO ESTÃO EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA)

01- O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather, 1972) - Porque é o melhor filme já feito. Elenco, roteiro, direção, trilha sonora... tudo é perfeito. Uma das poucas verdades inquestionáveis da vida.
02- ED WOOD (idem, 1994) - Porque é sobre o amor ao cinema. Ed Wood fazia filmes horríveis, mas não conseguia parar de viver o cinema.
03- CREPÚSCULO DOS DEUSES (Sunset Boulevard, 1950) - Porque retrata a decadência de uma estrela em uma Hollywood cruel e ingrata.
04- FELLINI 8 E ½ (8 E ½, 1963) - Porque se você nunca viu um filme do Fellini você merece estar morrendo.
05- MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (Monty Phython and the Holy Grail, 1975) - Porque é o filme mais engraçado já feito.
06- AMADEUS (idem, 1984) - Porque é grandioso e acachapante como a música de Mozart.
07- THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW (idem, 1975) - Porque ele é a definição do termo “cult movie”.
08- BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937) - Porque mesmo após 74 anos, ela ainda é a mais bela de todas.
09- OS SALTIMBANCOS TRAPALHÕES (idem, 1981) - Porque o quarteto está no auge de sua forma, em seu trabalho mais poético.
10- O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN (Amélie, 2001) - Porque é um filme sobre as pequenas felicidades da vida.

*Malcon é ator, humorista e roteirista. Além de ter um dos blogs mais divertidos sobre filmes que eu já vi. Olha lá.

*Publicado originalmente no Portal Lia Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário